artmediabox005
Print

Dermatologia

Dra. Sandra Medeiros

 

A dermatologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico das doenças que afetam o maior órgão do corpo humano – a pele – a qual tem em média 2 metros quadrados de área num indivíduo adulto.

Esta especialidade cobre ainda as doenças que afetam os anexos cutâneos, como os cabelos e as unhas, bem como as mucosas, nomeadamente, a boca e os genitais.

Esta especialidade surgiu na Europa, entre século XV e XVI, onde alguns médicos começam a demonstrar interesse específico sobre problemas cutâneos. O trabalho escrito de Dermatologia remonta a 1797.

A Dermatologia atua em todos os processos fisiopatológicos que envolvem a pele indo das simples infeções, a reações autoimunes e inflamatórias, aos, por vezes complexos, tumores.

O Dermatologista é ainda especialista em Venereologia, ou seja encontra-se preparado para o diagnóstico e tratamento de Infeções Sexualmente Transmissíveis como as uretrites e outras infeções por Chlamydia, a gonorreia, a sífilis e os condilomas, entre outras.

Lembre-se que a procura atempada de um Dermatologista pode resultar num diagnóstico preciso e correto para os seus problemas de pele, evitando o agravamento de situações que se podem resolver de forma simples.